Como conciliar sua carreira com trabalho freelancer

Muitas pessoas já possuem emprego fixo, mas querem fazer aquela graninha extra vendendo algum produto ou serviço. Se você passa por isso no momento e quer conciliar sua carreira com algum trabalho freelancer, acompanhe algumas dicas a baixo e saiba como conciliar sem pirar.

Vivendo de trabalho freelancer

Muitas pessoas gostam de fazer trabalhos freelancers, seja para melhorar a sua experiência em alguma área ou para ganhar aquele dinheiro extra. Porém, quando ainda precisa seguir horário na empresa diariamente, conciliar a vida de freelancer pode não ser fácil.

Mesmo que os trabalhos freelancers possam ser realizados a qualquer hora do dia e também de qualquer lugar, conseguir criar uma rotina para finalizá-los sempre dentro do prazo pode ser um desafio.

Se você ainda não sabe como conciliar o seu trabalho fixo com o seu trabalho como freelancer, confira algumas dicas bem interessantes para equilibrar os dois sem se prejudicar.

1.    É preciso criar um cronograma de trabalho

Toda a empresa utiliza de cronogramas para conseguir definir o prazo de entrega de cada tarefa. Que tal seguir essa mesma ideia para os seus trabalhos como freelancer?

Curiosidades:

Infelizmente muitas pessoas levam o trabalho como freelancer como algo descompromissado, mas na verdade é preciso encará-lo como o início de uma pequena empresa.

Você pode utilizar uma agenda, um planner, um quadro ou qualquer outro método que considere bom para você. Separe algumas horas do seu dia para se dedicar ao trabalho de freelancer. Isso vai ajudar a manter os prazos de entrega sem ficar mal com nenhum cliente. É interessante compartilhar os cronogramas com cada um de seus clientes.

2.    É preciso antecipar os problemas

É preciso entender que os desafios e os problemas sempre surgirão ao longo da execução do trabalho. A experiência é uma grande ajuda para conseguir prever alguns problemas, mas é claro que não é uma ferramenta infalível. Antes de você fechar o trabalho com algum cliente, liste os itens que podem dar errado.

Em seguida monte um plano de contingência. Ele permite que lide melhor com os problemas e que não entregue nenhum trabalho fora do prazo.

3.    Comunicação com o cliente é fundamental

Não tem como seguir com um trabalho sem se comunicar com o cliente. Ele precisa saber como anda o projeto e o que falta para ser concluído. Então faça algumas ligações e envie alguns e-mails para deixar o cliente mais seguro. Lembre-se de fazer um ótimo atendimento para tornar esse cliente fixo.

4.    Saiba definir as prioridades

Você não vai conseguir fazer entregas espetaculares para todos os freelas. Muitas vezes quando o cliente pediu X, ele precisa apenas disso. Então, mesmo que você queira agradá-lo para ter um diferencial, quando você concilia o trabalho freelancer com o trabalho fixo poderá não entregar trabalho excepcionais por falta de tempo.

5.    Tenhas as ferramentas corretas

O freelancer consegue encontrar ferramentas que podem ajudar na entrega de um trabalho mais organizado e ainda auxilia na hora de fazer um orçamento melhor.

O Google Docs, o Trello e o Toggl são algumas das melhores ferramentas para trabalhar e gerir todas as suas tarefas. Você pode ficar a vontade para pesquisar outras ferramentas que mais se adaptem a você.

6.    Automatize

O freelancer que já tem experiência em social media sabe como é poderosa a automatização. Não é fácil ficar online sempre para postar todos aqueles conteúdos de seus clientes.

Por isso é interessante criar um cronograma para seus posts. Nele você inclui as datas e horários de cada trabalho, além do tempo que vai se dedicar a cada um deles.

Você não precisa fazer isso apenas nas redes sociais. Posts em blog, envio de mensagens aos clientes e newsletters podem ser automatizados também.

7.    Se organize financeiramente

É preciso lembrar que todo freelancer precisa pagar suas contas como qualquer outro profissional. Então, para ser uma pessoa muito bem organizada, você precisa parar de pagar para trabalhar. Quando você não contabiliza toda a carga tributária é isso que acaba acontecendo. Você precisa saber quanto gasta com as suas ferramentas de trabalho e todo o desgaste com materiais.

Coloque tudo isso na ponta do lápis e não saia gastando tudo aquilo que ganha como freelancer antes de pagar as contas e arcar com os gastos das suas ferramentas de trabalho.

8.    Saiba dizer “Não”

Você precisa entender que nem todos os trabalhos poderão ser feitos. Lembre-se que já tem um trabalho fixo e precisa se dedicar oito horas diariamente a ele. Então você precisa saber muito bem qual o trabalho como freelancer pode deve aceitar.

A melhor dica é aceitar aquele trabalho que oferece o melhor retorno, isso não significa apenas o dinheiro não, mas vale muito a experiência também. Nesse caso, só você pode avaliar as melhores oportunidades.

9.    Presença online

Se você já trabalha como freelancer sabe que precisa de muitas oportunidades frequentemente, mesmo que tenha o seu trabalho fixo. Para que isso aconteça, você precisa se conectar com outros profissionais, atualizar o portfólio e sempre promover aqueles projetos mais recentes.

Você consegue fazer isso do modo tradicional, que é frequentando alguns eventos, conversando com outras pessoas e muito mais. A outra maneira é fazer isso de forma online, que é criar uma presença na internet para alcançar muito mais clientes.

Você precisa promover muito bem o seu trabalho online para conseguir conciliar a vida de freelancer com a de empregado CLT, já que isso vai maximizar muito mais o seu tempo e vai alcançar muito mais pessoas. Então crie perfis nas redes sociais para a divulgação do seu trabalho e utilize a ferramenta de automatização para ficar sempre ativo na internet.

Pode parecer difícil conciliar os dois trabalhos e se dedicar 100% a cada um deles, mas você vai se acostumar e vai conseguir aproveitar muito bem cada hora do seu dia. Mas lembre-se que precisa ter um tempo para você também. Nada de ficar só trabalhando e deixar a diversão de lado. Organize o seu tempo para cada um dos seus trabalhos, mas separe momentos para se divertir com seus amigos e esquecer todas as tarefas do dia a dia por algumas horas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of