5 formas de tornar seu negócio melhor que a concorrência

5 formas de tornar seu negócio melhor que a concorrência

Pense na sua empresa. Quer que ela tenha sucesso? Você precisa estar a frente dela em todos os sentidos. Quando pensamos em uma marca, empresa ou negócio de sucesso, concordamos que todos que são considerados bem-sucedidos são aqueles que fizeram algo de novo ou revolucionário.

Eles são os negócios que se destacam do resto. Mas com tantos produtos e serviços novos, a quantidade lançamentos diários e a alta demanda, imprime certa dificuldade em se manter a frente dos concorrentes.  

É bem verdade estar na dianteira é um dos objetivos mais difíceis de alcançar e até mesmo de manter, quando se trata de negócio. São milhares de concorrentes surgindo em todo o lugar, apesar da internet ser uma ferramenta excelente, também impõe certas exigências. Para se sobressair, você deve ser o melhor e fazer o melhor.

Ser empreendedor, comerciante ou industrial é assustador em meio a tanta oferta. Ainda assim, vale se atentar que a demanda é ainda maior e só você pode criar algo único ou digamos assim, um diferencial, que o coloque em primeiro lugar. Imagina para quem está se formando e criando um negócio?

Ao entrar em um mercado repleto de concorrência, você deverá adaptar a sua mentalidade e abordagem para se destacar. Tire essa inspiração de mim: eu comecei na Workana e no VintePila – plataformas repletas de concorrência, sabendo escrever apenas sobre um assunto, Gestão empresarial. Em um ano eu escrevi sobre quase todos os tipos de assuntos e me tornei referência nas plataformas.

Curiosidades:

A chave é olhar para além da venda e focar no que você pode fazer para ser melhor, diferente e à frente dos seus concorrentes. Veja as 5 formas de tornar seu negócio melhor que a concorrência.

Torne-se o especialista

O que torna uma marca excelente é sua capacidade de traduzir um produto ou serviço em uma abordagem de estilo de vida. Pensando nisso, você deverá criar uma empresa com um círculo completo para que seu público-alvo dependa de vários aspectos da marca.

Convoque especialistas da sua área, se você é um, crie um blog que permita que seu público receba insights sobre esse determinado estilo de vida, que vai indicar que eles devem comprar ou aderir ao seu serviço.

Responda à questão subjacente

Na maioria das vezes em que vemos o mercado lotado é porque as empresas estão fazendo exatamente a mesma coisa. Então, para se destacar se pergunte: O que o consumidor realmente precisa e ainda não ofereceram para ele?

Isso pode ser uma tecnologia inovadora, um design revolucionário, uma facilidade ou até mesmo a variação do produto. Faça uma campanha criativa, pensando como consumidor e forneça aos seus cientes algo novo que irá despertar o interesse deles e fará com que anseiem por mais, por um novo lançamento. Esteja sempre um passo à frente.

Encontre um “oceano azul”

Como disse anteriormente, uma indústria pode se sentir lotada quando todos estão fazendo a mesma coisa. Sugiro que você não se concentre em fazer parte desse emaranhado, procure oportunidades de um “oceano azul” – aqueles que não foram exploradas em todo o seu potencial.

É dessa forma que você irá impulsionar a inovação na área da qual você trabalha, tornando seus produtos ou serviços mais atraentes para os consumidores finais sob um aspecto visual e funcional inovador.

Seja ousado

Se você quer se destacar dos seus concorrentes diretos e indiretos, tendo ou não muita experiência no ramo, não tenha medo de ir contra a maré. Seja ousado!

Faça pesquisas, desenvolva às vendas e estratégias de marketing, reveja o atendimento ao cliente e tome medidas ousadas para construir sua reputação.

Isso incute diversos fatores, desde a contração de pessoas talentosas sem experiência específica, mas que possuem um diferencial; passando pela forma que você cultiva sua equipe e apoiadores, até a maneira como você mostra sua marca – com um plus que te diferencia das linhas de produtos similares.

Se inspire nos outros negócios de sucesso

Em um mercado tão lotado, fazer o mesmo modelo de negócio que a outra empresa acaba levando a uma espiral decadente de competição de preços. O que você deve fazer é encontrar inspiração e, não fazer uma cópia de líderes de outras marcas de sucesso.

Isso não significa pegar a ideia deles, mas obter dicas ali e aqui, que agrupadas no seu negócio poderão melhorar as práticas da sua marca. Assim, você pode montar um conjunto de recursos que te ajudarão a manter uma nova perspectiva.

O mundo business irá confrontá-lo todos os dias com desafios diferentes e cada vez mais exigentes. Para continuar no topo do pódio você deve ser criativo e pensar fora da caixa. Sabe aquela música “cada um no seu quadrado”, não funciona nos negócios. Apenas as empresas que inovam regularmente conseguem se manter na dianteira do mercado.

Não siga os outros, seja o líder. Faça o seu prospecto acreditar que não há razões para sequer olhar para a sua concorrência. É assim que chegará e permanecerá no sucesso.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of