Como inspirar criatividade em um prazo?

Eu percebi que as minhas melhores ideias chegam a mim nos momentos mais incomuns: no chuveiro, escovando os dentes, lavando a louça, arrumando o armário, caminhando e quando perco o sono. Isso é muito comum, eu tenho que gravar ou escrever se não depois a ideia foge de mim. Isso porque as ideias pairam no ar e quem for sábio pega e faz algo com ela.

Bem, os especialistas falam sobre os benefícios da procrastinação produtiva que é uma maneira elegante de dizer que quando você está trabalhando em um grande projeto, a sua mente precisa ter um tempo para vagar.

Mas o que fazer quando você não tem tempo o suficiente para se dar ao luxo de aguardar esses momentos de criatividade aparecer? Os projetos exigem muito dos líderes e da sua equipe. Você deve empregar o seu melhor raciocínio imediatamente, independentemente de você estar criando estratégias de vendas, atualizando um site ou atendendo e resolvendo problemas de clientes.

No entanto, há casos que despertam estresse pelo fato de não terem soluções óbvias e executáveis à primeira vista. Então, como você consegue ter o seu melhor pensamento criativo quando está sob pressão para resolver alguma questão?

Uma notável pesquisadora de criatividade da Havard Business School, Teresa Amabile e outros pesquisadores coletaram mais de 9 mil inscrições de diários de trabalho, na análise dos números, eles conseguiram isolar os dois fatores que promovem a criatividade em um determinado prazo:

Curiosidades:

  1. Tempo para se concentrar com zero interrupções.
  2. Sabendo porque o problema é importante para resolver.

Método infalível para ter criatividade!

Vamos descomplicar? Esmiuçar esses dois fatores? Primeiramente, quando tiver um problema que tenha um prazo, comece pelo bloqueio das distrações. Essa pesquisa da Amabile, mostrou que todos os dias criativos apresentavam as mesmas condições de trabalho: a capacidade de se concentrar sem interrupções.

A falta do foco direcionado e constante durante os dias de pressão fazem as pessoas se sentirem como se tivessem em uma esteira: se movendo rapidamente, mas sem chegar a lugar algum.

O segundo fator é ter um forte sendo de porque o problema é importante e deve ser resolvido. A maioria das pessoas se entendiam porque resolver um problema ou pensar em novas ideias é criticamente importante, como se estivessem em uma missão de vida ou morte, ou seja, foram levadas a resolver um problema que não creditam tamanha importância.

Mesmo com esses fatores em vigor, os avanços muitas vezes não ocorrem no trabalho. Na verdade, uma pesquisa de Pessoas Mais Criativas nos Negócios da Fast Company descobriu que apenas 4% dos avanços criativos aconteciam nas mesas ou nas reuniões.

Então, veja a seguir o processo que recomendo para resolver rapidamente um problema:

  • Bloqueie as distrações durante o trabalho.
  • Entre em uma missão para aprender o máximo possível sobre o problema que está procurando resolver e considere todas as possíveis soluções.
  • Mergulhe no material.
  • Ao terminar a sua pesquisa, pare de pensar nisso. Tome aquele banho relaxante ou faça uma corrida sem fones de ouvido. Mas, lembre-se sempre do porquê esse problema é importante.

Nos próximos dias, as soluções criativas que você procura devem se destacar. Independentemente de você estar com restrições de tempo ou não, use esse processo para cultivar a criatividade e a inovação em sua vida diária. E lembre-se, você é criativo e, sob as condições certas, pode trazer essa criatividade para a superfície toda vez que precisar.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of