Como ser mais feliz com apenas 5 minutos por dia?

Como ser mais feliz com apenas 5 minutos por dia?

O nosso cérebro é uma máquina incrível, mas se move pelos hábitos. As pessoas têm hábitos bons e ruins, normalmente o hábito ruim é fácil de adquirir, mas os bons hábitos você tem que se esforçar diariamente.

E, assim como requer prática para dominar uma nova habilidade, treinar seu cérebro para perceber coisas positivas requer prática. A melhor maneira de começar isso é escrever três coisas boas que acontecem a cada dia.

Nos últimos meses houve um boom sobre a caixa da gratidão, nos EUA conhecida como “I’m Gratiful for…” onde você coloca todos os dias um cartãozinho com 3 coisas pelas quais você é grato. Essa caixinha tem a premissa de te mostrar a parte boa de viver cada dia, coisas boas que aconteceram e você nem se deu conta por causa da correria do dia-a-dia.

Assim, você consegue adquirir novas hábitos o de gratidão e o de percepção do lado positivo. Por exemplo: você toma um belo café da manhã em família, sai dentro do horário previsto para o trabalho, mas pega um engarrafamento ou alguém bate em seu carro.

No almoço do que você vai se lembrar? Do belíssimo e prazeroso café da manhã ou do trânsito que pegou? Provavelmente da parte ruim, porque raramente o nosso cérebro está condicionado a ressaltar boas lembranças. As coisas ruins tem um impacto maior em nossas vidas, apenas porque nós permitimos.

Curiosidades:

Somos nós que damos as cartas no jogo da vida, nós que escolhemos qual carta pegar e qual será a próxima ação. Alguém bateu em seu carro o que fará? Vai brigar e ficar furioso ou respirar fundo e decidir que talvez seja possível ir a pé ou de bicicleta para o trabalho?

Como ser mais feliz com apenas 5 minutos por dia?

O primeiro passo é dispor de um caderno, diário ou planner para anotar as 3 coisas boas que aconteceram em seu dia. Por mais tenso e estressante que tenha sido seu dia, sempre haverá algo de bom a ser ressaltado.

Os itens não precisam ser profundos ou fora do comum, apenas específicos. Isso força seu cérebro a examinar as últimas 24 horas em busca de possíveis pontos positivos. Você vai refletir sobre o seu dia com uma visão raio x, buscando coisas boas e ignorando as ruins.

Com apenas cinco minutos por dia, o cérebro pode se tornar mais hábil em encontrar possibilidades de crescimento e aproveitar oportunidades para agir sobre elas. Porque podemos nos concentrar apenas em uma coisa de cada vez, nossos cérebros empurram pequenos aborrecimentos e frustrações para o segundo plano.

Mas isso só ocorre quando você cria o hábito de salientar e analisar os acontecimentos positivos. Este exercício tem poder de permanência. Um estudo descobriu que os participantes estavam mais felizes com os acompanhamentos de um mês, três meses e seis meses.

Vou lhes contar o que aconteceu comigo: estava examinando o meu dia, um dia em que eu estava aborrecida e estressada ao máximo. Mas, em meio a esse processo me vi sorrindo e por fim, me veio uma ideia que trouxeram benefícios para mim.

O que te fez feliz hoje? Comece a escrever!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of