Gratidão – Você entende o seu poder?

Gratidão – Você entende o seu poder?

Quase todos os dias, dizemos obrigado. Nós distraidamente o dizemos para o balconista da mercearia ou da padaria do bairro, mas estas expressões são sinceras de gratidão, ou meramente uma resposta que fomos condicionadas a dar?

O que exatamente é gratidão?

Um simples “obrigado” pode ter um forte impacto tanto na pessoa que comunica sua apreciação quanto na pessoa que recebe essa apreciação. Isto é especialmente verdade quando a genuína emoção de gratidão apoia a palavra. A questão então se torna, o que exatamente é gratidão?

O filósofo romano Cícero descreveu a gratidão como a maior das virtudes e a mãe de todos os outros. É a chave que abre todas as portas e é a qualidade que nos faz e nos mantém jovens. Esta declaração, falada há mais de dois mil anos, é bastante convincente. Fala de gratidão como virtude ou qualidade de ser.

A gratidão é isso e muito mais. A gratidão é também uma emoção. É algo que nos sentimos profundamente em nossos corações. Podemos sentir isso em relação aos outros, quando as pessoas nos são gratas ou quando vemos uma pessoa expressar gratidão a outra. Como um sentimento ou como uma troca entre pessoas, há simplicidade em ser grato.

E, no entanto, quando tentamos entender essa simplicidade, podemos encontrar um significado mais complexo. A gratidão é uma emoção, é uma experiência e é uma escolha consciente para a consciência. As conexões em seus relacionamentos são fortalecidas e fomentadas com gratidão.

Curiosidades:

Em essência, a gratidão mantém uma experiência de pertença universal. Podemos experimentar uma sensação real de bem-estar geral quando praticamos o cultivo intencional de gratidão em nossas vidas.

Gratidão como Estado de Ser

Pare um momento e feche os olhos e tente se lembrar de uma ocasião em que você se sentiu apreciado. Lembre-se deste evento como se estivesse acontecendo neste exato momento.

Que palavras você ouviu?

Como estava o seu corpo naquele momento?

O que desencadeou a experiência?

O que você estava pensando no momento?

O que você mais gostou de ser apreciado?

Que tal esse momento em particular que você lembrou hoje?

Anote suas respostas a essas perguntas em um caderno que você pode consultar depois.

Não há uma definição única de gratidão. A gratidão foi conceituada e definida no contexto de atitudes, emoções, moral, traços, hábitos e até técnicas de enfrentamento. A gratidão é, sem dúvida, uma emoção incrivelmente complexa e dinâmica. É uma habilidade que contribui para a satisfação nos relacionamentos e na excelência humana.

Gratidão como uma emoção

Nesse contexto, precisamos ter certeza de distinguir a emoção do humor. Emoção é sobre algo ou alguém. Trata-se de uma circunstância ou experiência pessoalmente significativa. Um humor, por outro lado, não está ligado a nenhum objeto e não depende de nada.

Ao explorar a gratidão dessa maneira, podemos ver que isso ocorre em resposta a uma ação dentro da estrutura de um relacionamento. Algo foi dado por alguém e recebido por outra pessoa. Essa troca ajuda a fomentar a emoção de gratidão.

A gratidão é uma emoção empática, o que significa que, para experimentar a emoção em troca, o receptor precisa se colocar na posição do doador. Um sentimento de gratidão em resposta ao presente requer que o recebedor do presente perceba a intenção positiva do doador. É esse reconhecimento e conexão empática que fornece a base para a experiência emocional de gratidão na interação.

Podemos expressar gratidão por vários motivos. Podemos ser gratos por receber benefícios pessoais, tais como conselhos de um mentor, ou podemos ser gratos por itens materiais, como um presente, nossa casa ou um carro. A gratidão também pode ser fomentada por meio da realização interpessoal, como receber um abraço de um amigo. Ou podemos sentir gratidão por um ganho monetário, como receber um aumento no trabalho.

Experimente seu grato e sinta essa energia que pode mudar o seu dia e o dia das pessoas ao seu redor.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of