Liderança – Como construir o autocontrole?

Liderança - Como construir o autocontrole?

Em um curso breve que fiz há alguns anos sobre Gestão Empresarial, o professor explicava a liderança com uma analogia: a maior engrenagem só se move de vez enquanto. Enquanto as engrenagens menores ficam girando constantemente para girar a engrenagem maior. é um funcionamento brilhante, tudo flui, mas cada peça tem sua função e sua responsabilidade.

Leva muito tempo e esforço para que a engrenagem maior complete a rotação. Sendo assim, o equipamento deve continuar girando sem parar na mesma direção. Se estiver girando em constante mudança de direção, as engrenagens gastam energia e param. Nesses casos, normalmente, os dentes da engrenagem se desgastam e a máquina perde o desempenho ou se torna menos eficiente do que antes.

Isso também é válido para a liderança. Um bom líder deve ter autocontrole para permanecer focado e consistente em sua direção. Se você é “de lua” ou age conforme o clima do dia, significa que pode mudar para uma solução atraente de curto prazo e, assim, a sua equipe desperdiçará tempo e energia preciosos que podem levar a um crescimento de longo prazo.

Recentemente li um artigo sobre autocontrole na Harvard Business Review. Ele explicou quantos de nós veem o autocontrole como um “ranger de dentes” contra a tentação. Embora o autocontrole seja uma parte vital do crescimento e desenvolvimento, o autor escreveu que estamos pensando da maneira errada:

Se você está lutando com autocontrole, não gaste sua energia fingindo que não está lutando.

Curiosidades:

“Energia é o combustível para o autocontrole. Cada um de nós tem um reservatório de energia para fazer as coisas. Cada ato que requer autocontrole progressivamente esgota esse reservatório de energia, seja quando você o usa para resistir a um pedaço de bolo, ou se concentrar em um problema difícil apenas, ou ficar calmo quando você se sentir provocado.”

Quando minhas emoções fugazes estão no controle, estou roubando energia de tarefas mais significativas, como planejar o próximo passo da minha empresa ou reservar um tempo para um funcionário que enfrenta uma tarefa difícil. Devemos ter o cuidado de gastar nossos limitados recursos energéticos nas coisas que importam.

Se você está lutando com autocontrole, não gaste sua energia fingindo que não está lutando. Em vez disso, leve 20 minutos e leia um livro, escreva em um diário ou dê um passeio lá fora. Você usará menos energia e se distrairá, enquanto constrói seu músculo de autocontrole. Depois de um tempo, isso se tornará hábito.

As pessoas estão olhando para você. A organização não pode ser motivada pelo clima que você está nesse dia. Seja a pessoa que aceita a responsabilidade de ser o leme do navio. Tenha como objetivo a direção certa, concentre sua energia em coisas significativas e mantenha o rumo.

Entenda que o autocontrole precisa ser trabalhado dia após dia e que é sua função estar atento às suas atitudes. É você que governa o seu navio. Logo irá alcançar todos os seus objetivos sem sair da direção, sem desperdiçar tempo com ações impensadas.

Além disso, sempre recomendo que reserve um pouco do seu tempo para si. Cerca de 15 minutos diários é suficiente para você se conectar com o seu interior.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of