Mentalidade, Meditação e Gratidão!

Mentalidade, Meditação e Gratidão!

Você já percebeu o quão incrível é a frequência com que adotamos a história emocional de outra pessoa, como sendo nossa? Ao ouvir e testemunhar com muita frequência, as pessoas começam a cair nesses mesmos padrões.

Quer seja um hábito e um padrão de reclamar, ou de fazer as coisas de uma maneira específica, até certo ponto todos nós aprendemos sobre os hábitos e comportamentos das pessoas mais próximas a nós.

Embora isso não seja necessariamente uma coisa ruim, é algo de que podemos nos beneficiar sendo mais conscientes. Se não sabemos que estamos fazendo algo ou porque estamos fazendo isso, pode ser difícil dizer se isso é eficaz para nós ou como isso pode afetar nossos relacionamentos e nossas experiências.

Como podemos reconhecer esses padrões e padrões “emprestados”? Como saímos dos padrões menos eficazes e seguimos para cultivar uma atitude de gratidão? Há muitas maneiras de progredir em direção a isso, mas para aumentar a conscientização, o melhor caminho é através da prática da atenção plena. A mais simples e clara definição de atenção plena não é nada mais do que “prestar atenção de propósito”.

Intencionalmente, trazendo sua atenção e seu foco para os detalhes e a experiência de uma coisa escolhida. Você pode estar atento a qualquer coisa, como por exemplo, a sua respiração, a comida que você come, ou até mesmo ao aspirar o chão. Estar atento é basicamente perceber a experiência de algo que está acontecendo no momento.

Curiosidades:

Vale a pena praticar atenção plena?

Praticar a atenção plena pode ajudar a tratar e prevenir a depressão. Dedicar tempo para concentrar sua atenção intencionalmente pode alterar o desequilíbrio do circuito químico em seu cérebro e ajudá-lo a sair de seus padrões de pensamento negativos.

Outra pesquisa descobriu que práticas conscientes de atenção plena podem melhorar o funcionamento geral do corpo e promover a cura, melhorar a imunidade, a reatividade ao estresse e proporcionar a você uma sensação geral de bem-estar físico.

Você também será capaz de melhorar seu relacionamento com os outros quando praticar a atenção plena, pois permite que você seja mais capaz de reconhecer sinais não-verbais de outras pessoas, mas também de reconhecer a sua parte na interação.

Porque nossas vidas podem ficar bastante ocupadas e agitadas, nós tendemos a ir no piloto automático e perder oportunidades de conexão e gratidão. Às vezes, até sentimos falta do que estamos vivenciando no momento.

Em suma, vale muito a pena. Você trabalha todas as áreas do seu corpo e mente, tornando viável todos os tipos de tratamento. Ter qualidade de vida, não se trata de ter mais dinheiro ou sucesso em alguma área da sua vida. Mas, de como você vive cada dia, levando em consideração o seu nível de estresse e bem-estar.

Mentalidade, Meditação e Gratidão!

Levar alguns minutos todos os dias para parar, desacelerar, acalmar nossos corpos e realmente prestar atenção nos momentos pode ter um profundo impacto em como nos sentimos sobre o dia e o que fizemos para preenchê-lo.

Por fim, gostaria que tirasse alguns minutos para fazer uma breve reflexão: Quer gastar dinheiro tratando doenças e perder tempo sentindo estafa e estresse? Ou quer praticar atenção plena (um tipo de meditação), mentalizar coisas boas e agradecer pelo que tem?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of